Centro: (31) 3271-3597 Funcionários: (31) 3222-6230
Dúvidas sobre o uso de Aparelho Auditivo
Posso usar apenas um aparelho?
Se você tem perda nas duas orelhas a necessidade de uso é bilateral, pois o desempenho da audição com apenas um aparelho é menor. Caso não haja possibilidade de compra imediata dos dois, recomenda-se a compra do segundo em, no máximo, um ano.
Aparelho dentro do ouvido (intracanal) é mais caro?
Não, o que diferencia o preço dos aparelhos é a tecnologia que eles têm e não o tamanho deles.
Posso escolher o tamanho do meu aparelho?
O modelo dos aparelhos auditivos deve ser escolhido de acordo com as características da perda auditiva. Algumas vezes não é possível atender ao desejo do paciente, mas sempre indicamos os aparelhos que atendam à demanda auditiva e também à estética do cliente.
Posso dormir de aparelho?
O ideal é retirar o aparelho para dormir, mas se houver necessidade de dormir com ele isso deve ser conversado com seu médico e seu fonoaudiólogo.
Meu aparelho está apitando direto, o que devo fazer?
Primeiro verifique se ele está completamente encaixado em seu ouvido (molde ou o próprio aparelho – intracanal). Caso isto não resolva, verifique se o tubinho (nos modelos retroauriculares) está com algum furo. Caso nenhuma dessas situações resolva o problema, traga seu aparelho à nossa loja para uma avaliação técnica.
Depois que eu colocar o aparelho, vou ouvir normalmente?
Aparelho auditivo não é ouvido novo! É preciso ter consciência de que por mais moderno e melhor que ele seja nunca será a mesma coisa do ouvido normal. O beneficio será notável e pode ser avaliado por testes para sua comprovação, mas o melhor teste é a sua satisfação em situações que antes eram percebidas como desconfortáveis.
Qual a importância da Adaptação Binaural? (uso de aparelho auditivo nas duas orelhas)
Nossas duas orelhas funcionam como antenas de radar que registram os sinais acústicos vindos de inúmeras direções. As estruturas complexas de cada orelha processam os sinais recebidos e os transmitem ao cérebro, onde interpretamos nosso ambiente acústico. Quando as orelhas captam o som, o cérebro calcula de que ângulo veio o som. Isto é possível, pois a orelha mais próxima do som o recebe micro-segundos antes da outra orelha. Com apenas uma orelha funcionando adequadamente, a origem do som não pode ser determinada. Suponhamos, por exemplo, o som de um carro se aproximando: o ouvido mais próximo recebe o som um pouquinho antes que o outro, e levemente mais alto. Usando as informações acústicas processadas com precisão, o cérebro consegue calcular a direção de aproximação do caminhão, além da distância que o caminhão se encontra. Outro fator importante é que com a somação das duas orelhas há a melhora na compreensão de fala. Com isso, podemos afirmar que a adaptação binaural traz inúmeras vantagens, como: localização sonora, somação binaural, melhoria da compreensão de fala em ambientes ruidosos, dentre outros.